A Inveja Sob o Olhar de Shantideva

(VI.79) Quando suas qualidades são enaltecidas, você deseja que os outros fiquem felizes por você, mas quando são as qualidades deles que são enaltecidas, você não quer ficar feliz por eles. 

(VI.80) Se você desenvolveu o ideal de bodhichitta, por desejar [levar] felicidade a todos os seres sencientes, porque fica com raiva da felicidade que eles conseguiram sozinhos?

Se nos alegrarmos com a felicidade alheia, ficaremos mais felizes. Se desenvolvermos sentimentos negativos e negarmos as qualidades dos outros, o que ganharemos com isso? Apenas infelicidade. Qual é o nosso estado mental quando criticamos os outros? É um estado mental infeliz. Alegrar-se com as boas qualidades alheias, mesmo que pequenas, é um estado mental bem mais feliz. E as pessoas também se beneficiam com isso: ficam mais confiantes, nos respeitam, confiam e se abrem conosco, permitindo que as ajudemos.

Trecho traduzido e editado. Original em studybuddhism.com/en/tibetan-buddhism/mind-training/commentaries-on-lojong-texts/commentary-on-37-bodhisattva-practices-dr-berzin/bodhichitta-and-bodhisattva-behavior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s