O Que Fazer Quando Sentir-se Explorado

O que fazer quando as pessoas se aproximam apenas para nos explorar, para conseguir alguma coisa, e quando não temos mais utilidade nos abandonam? Primeiro, se estamos praticando como bodhisattvas, devemos ficar felizes por elas terem se aproximado. Ficamos felizes em poder ajudar. E se elas forem embora, o problema é delas. É triste elas não estarem mais abertas à nossa ajuda.

Isso é especialmente verdadeiro quando somos professores. Esse é um problema que muitos professores ocidentais de dharma enfrentam. Muitas pessoas se aproximam e são seus alunos por um tempo, mas depois vão embora e não voltam mais. Muito professores ficam chateados. Ficam se perguntando: “Por que eles não voltaram?  O que aconteceu? Será que fiz algo errado?” Nesse caso, precisamos pensar: “bom, eles é que estão perdendo com isso. O ensinamento está disponível; se eles não vierem é por conta de seu próprio karma. Se eles só queriam me usar, isso é um problema deles. Estou aqui para ajudar, quer eles queiram me explorar ou não.”

Agora, no que se refere à exploração, devemos oferecer o que for apropriado. Não devemos oferecer demais, isso poderia prejudicá-los, e também a nós. Não devemos deixá-los nos sugar completamente. Precisamos estabelecer limites. Conforme disse Ringu Tulku: muitas pessoas vêm nos pedir coisas, mas só podemos atender algumas, não podemos nos multiplicar em diversas formas diferentes, ainda não somos budas. Mas tentamos ajudá-las com pelo menos alguma coisa, para não rejeitá-las completamente.

Trecho do texto How to Live a Life Dedicated to Practice

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s