O Papel do Professor Espiritual no Tantra

O lam-rim começa com uma explicação sobre a importância do professor espiritual. Obviamente, precisamos de um professor para nos dar a iniciação. É ele quem nos conecta à linhagem de mestres, que começou com o Buda, e isso nos dá confiança a respeito da autenticidade e eficiência da prática. O professor ou professora também adicionam um aspecto pessoal à cerimônia quando tomamos votos ou assumimos compromissos. Fazer promessas à visualização de um buda nem sempre dá a mesma emoção que fazer a uma pessoa sentada na nossa frente.

Nosso professor ou professora spiritual tem que ser alguém que nos inspire e nos mova em um nível emocional. Quanto mais respeito e apreciação tivermos por ele ou ela, maior será nossa disciplina e comprometimento. Os sutras nos instruem a visualizar o professor em miniatura sentado no topo de nossa cabeça ou no coração. Se mantivermos o professor em mente durante todo o dia, será difícil agirmos de forma irresponsável!

No entanto, não podemos deixar que a emoção profunda que sentimos por respeitar e apreciar nosso professor nos perturbe ou gere apego.  Ela deve nos dar confiança para não reagirmos com raiva ou tristeza quando ele nos disser para fazermos algo que não gostamos, e também para não sermos arrogantes, achando que sabemos mais que o professor. Mas também não devemos nos menosprezar, achando que somos uma criatura desprezível, que não temos nenhuma boa qualidade e que o professor é um objeto perfeito de adoração. O Quinto Dalai Lama afirmava que temos que saber discriminar entre as boas qualidades e os defeitos do professor. Entretanto, como o professor tem muito mais boas qualidades do que más, é muito melhor e mais inspirador focar nas boas.

Trecho extraído do texto Need of Lam-Rim Initial Scope in Tantra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s